quinta-feira, 6 de junho de 2019

Encontro da Rede Vozes de nós em Bissau






A assinalar o Dia internacional da Criança, a AMIC - Associação dos Amigos da Criança, organização guineense parceira da Rede Vozes de Nós, deu início à Quinzena da Criança, sob o lema "A Acção Humanitária em África: os direitos da criança em primeiro lugar".


O programa incluiu sessões de natureza diversificada. Perante uma assistência composta por organizações dos direitos da criança, jornalistas, responsáveis do Instituto da Mulher e da Criança e também organizações das próprias crianças e jovens, foram apresentados breves performances de histórias de vida de crianças e jovens que passaram por situações de exclusão. Recorrendo a metodologias de arte/educação, e com a colaboração do Grupo teatral Netos do Bandim, por ali passaram histórias de casamento precoce e forçado ou de trabalho e exploração infantis.

Após a apresentação do diagnóstico das causas da fragilidade da situação dos direitos das crianças, forma apresentadas pistas para uma política de protecção integral da criança.

Para terminar, foram criados grupos de trabalho, envolvendo crianças e jovens, para elaborar recomendações ao governo da Guiné-Bissau, à CPLP e também para a CPLP propor às autoridades da Guiné-Bissau.


Sem comentários:

Enviar um comentário