o projecto

“Vozes de nós” são histórias e retratos de crianças de Bissau, Díli, Huambo, Maputo, Praia e São Tomé. São desenhos de casas, árvores e de sóis a sorrir ou de chinelos que são mapas. Começou por ser um diário de bordo para acompanhar ateliês criativos para crianças e jovens excluídos ou em risco, coordenados pelo ilustrador Alain Corbel, cuja primeira paragem foi Bissau, mais precisamente o bairro do Enterramento, onde está sediada a Associação dos Amigos da Criança – AMIC. Na rota seguiu-se a sede da Associação Okutiuka, no Huambo, que acolhe algumas dezenas de crianças e jovens, mas por lá passam muitos mais ao longo dos dias. O último destino foi a cidade de São Tomé, na Fundação Novo Futuro, onde se cruzam histórias de vida de jovens e de mais velhos. Alain relata aqui o dia-a-dia dos ateliês, dá voz às crianças e rosto às organizações. “Vozes de Nós” é também um livro, histórias contadas e ilustradas pelas crianças e jovens, para nos sensibilizar a todos e ajudar a mudar o quadro, às vezes sombrio, dos direitos das crianças.

Mas é também espaço de ateliês de física e música, realizados no Huambo, por André Almeida, da ONG parceira Cientistas no Mundo; e de intercâmbio com o Brasil, através da visita a organizações que, em Salvador da Baía, trabalham com crianças e jovens em situação de risco – o CRIA, a CIPÓ, o Projeto Buscapé e o Projeto Axé. E intercâmbio também com Portugal, com as realidades do IAC e do Chapitô. Deste projecto irá resultar ainda um estudo, coordenado pelo sociólogo Orlando Garcia, das diferentes estratégias de organizações que trabalham com crianças em situação de exclusão naqueles três países africanos.

Acolhido e financiado pela CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o projecto “Meninos de Rua: inclusão e exclusão” tem como objectivo central inovar nos modelos de apoio a crianças e jovens excluídos ou em risco, com recurso a expressões artísticas e a sensibilização das respectivas sociedades.
É educar (nos) e integrar pela arte.


ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS 


ACEP - Associação Para a Cooperação Entre os Povos

Fátima Proença


Directora Executiva. Intervém na cooperação não-governamental para o desenvolvimento desde a década de 80, em processos de investigação/acção, de inovação na documentação e comunicação sobre África e de advocacia na sociedade portuguesa, em colaboração estreita com organizações da sociedade civil africana. Dirige a ACEP, desde 1997, e presidiu à Plataforma Portuguesa de ONGD entre 2002 e 2008. 


Liliana Azevedo







Gestora de Projectos. Formada no domínio das ciências sociais e estudos de género, trabalha desde o início dos anos 2000 com ONG na área dos direitos das mulheres e migrações. Integra a ACEP em Janeiro de 2010. Iniciou em 2011 o Mestrado em Estudos Africanos no ISCTE-IUL.

Ana Filipa Oliveira 







   

Responsável de Comunicação.




   
ACRIDES - Associação Crianças Desfavorecidas 

Lourença Tavares 
 

Directora.


AMIC - Associação dos Amigos da Criança 

Laudolino Medina 

Realiza estudos superiores em Marrocos. Regressa à Guiné-Bissau em 1994 e ingressa na ONG guineense AMIC – Associação dos Amigos da Criança em 1995, sendo o actual Secretário Executivo. É coordenador Nacional da Rede da África Ocidental para a Protecção das Crianças. É autor de vários artigos de opinião e colaborou em estudos científicos.




Ector Cassamá
Animador. 


Fernando Cá 








  Responsável financeiro.  
  

FCJ - Fórum Comunicação e Juventude

Cipriano Oliveira








Director da FCJ.






FNF - Fundação Novo Futuro

Dulce Gomes 







 Presidente da FNF.






OKUTIUKA 

Sónia Ferreira 






Coordenadora Geral.




 
António Da Silva 







Responsável financeiro.





MDM - Meninos de Moçambique

Abdul Faquir 
Trabalhou durante os últimos 17 anos no sector humanitário em Moçambique. Sua experiência inclui o trabalho com as agências internacionais, tais como Médicos sem Fronteiras Bélgica/ Holanda, Cruz Vermelha Internacional. Em 1997, juntou-se à Médicos do Mundo França, como administrador e a seguir assumiu responsabilidades de coordenação. Hoje ocupa o cargo de Diretor Geral da Associação Meninos de Moçambique desde a sua fundação, em 1999. Abdul Faquir tem uma licenciatura em Sociologia e atualmente frequenta o Mestrado em Sócio-Economia do Desenvolvimento no ISCTEM, Maputo.


Samira Sulemane
Juntou-se à organização Médicos do Mundo em 1998, como Assistente Administrativa, desempenhando mais tarde o papel de Assistente de Finanças. Ocupa o cargo de Diretora Administrativa e Financeira desde a fundação da Meninos de Moçambique, em 1999. Samira é Licenciada em Estatística.

Abdul Remane 
Passou por vários empregos antes de se juntar à Médicos do Mundo, em 1998. Ingressou como condutor, mas a sua facilidade com as crianças e a sua vontade de aprender fizeram com que realizasse atividades de trabalho de rua. Em 1999, fez a transição para a organização Meninos de Moçambique onde é atualmente Oficial de Programas, sendo o responsável por todo o lado operacional das atividades. Participou em diversas formações e seminários relacionados com crianças desfavorecidas. Terminou recentemente a Licenciatura em Psicologia.



Timóteo Armando Simbine 
Fez o curso de professores no Instituto “Belmiro Obadias Muianga”, em 2010. É atualmente educador – professor na Associação Meninos de Moçambique desde Maio de 2011, irá trabalhar como responsável no projeto “Meninos de Rua: Inclusão e Inserção”.  











ALGUMAS PESSOAS QUE COLABORARAM NO PROJECTO

Alain Corbel

Nascido na costa norte da Bretanha, França, viveu uma década em Portugal, onde publicou duas dezenas de livros na área da banda desenhada, livros infantis e reportagens. Com o escritor Pedro Rosa Mendes, publicou dois livros de reportagens, de iniciativa da ACEP: Ilhas de Fogo em 2002 e Madre Cacau em 2004. Alain Corbel publicou, em 2007, o livro Notícias do Quelele, resultado de uma colaboração com duas escolas públicas do bairro do Quelele, em Bissau (Guiné-Bissau). Dessa experiência nasceu o blogueNotícias do Quelele que o autor mantém até à actualidade. Reside actualmente nos EUA, onde é professor do Departamento de Ilustração no Maryland Institute College of Art, Baltimore.



André Almeida

Natural do Minho, fez a sua formação em Física no Instituto Superior Técnico em Lisboa, onde dinamizou juntamente com colegas e amigos actividades de divulgação científica como “O Circo da Física”. Terminou os estudos em Paris, onde mais tarde viria a realizar o seu doutoramento em física de instrumentos musicais, no IRCAM. Entre 2007 e 2009 realizou um pós-doutorado na Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. Em coordenação com os antigos colegas do "Circo da Física", colabora na formação da Scientists in the World (SIW), organizando ateliers de física da música. Actualmente é professor associado em Acústica na Universidade de Le Mans, França.


Armanda Vilar

Licenciada pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em Design de Comunicação. Vive e trabalha em Lisboa. Trabalhou no Risco, Projectistas e Consultores de Design; Novodesign, Companhia Portuguesa de Design; 37 Design; +2 Designers; e como freelancer.
Mantém o blogue: http://armandavilar.blogspot.com/.






Orlando Garcia

Sociólogo. É professor no Ensinos Superior e Profissional-Secundário, em Portugal, para além de desenvolver actividades de investigação, formação e consultoria. Foi fundador e dirigente de várias associações, entre as quais o Chapitô, em Lisboa, sendo actualmente vice-presidente da direcção. A sua relação com os PALOP é antiga, tendo colaborado em projectos de cooperação enquanto formador e avaliador. Tem trabalhado sobretudo temas da animação, dinâmicas de grupo, diagnóstico social, investigação-acção, desenvolvimento social e planificação estratégica. É autor e co-autor de dezenas de artigos.