Vozes de Nós

Páginas

  • Início
  • O projecto
  • Angola
    • Legislação
    • Recursos
  • Brasil
    • Legislação
    • Recursos
  • Cabo Verde
    • Legislação
    • Recursos
  • Guiné-Bissau
    • Legislação
    • Recursos
  • Moçambique
    • Legislação
    • Recursos
  • Portugal
    • Legislação
    • Recursos
  • S. Tomé e Príncipe
    • Legislação
    • Recursos
  • Timor-Leste
    • Legislação
    • Recursos

Legislação em Cabo Verde


Constituição da República de Cabo Verde
(art.73º; art.74º; art.89º)

Medidas Tutelares Sócio-Educativas
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest
Página inicial
Subscrever: Mensagens (Atom)

_

_

_

_

_

_

_

_

“Vozes de nós” são histórias e retratos de crianças de Bissau, Díli, Huambo, Maputo, Praia e São Tomé. São criatividade demonstrada nos ateliês de pintura, música e física e são realização de direitos, através de ONG como a ACRIDES em Cabo Verde, a AMIC na Guiné-Bissau, o Fórum Comunicação e Juventude em Timor-Leste, a Fundação Novo Futuro em São Tomé e Príncipe, a Meninos de Moçambique e a Okutiuka em Angola – parceiras da ACEP no projecto “Meninos de Rua: Inclusão e Inserção”. Este blogue percorre as várias actividades desenvolvidas, desde os ateliês de ilustração dinamizados por Alain Corbel nos seis países, de ligação da física com a música, monitorado pelo André Almeida no Huambo, até ao estudo das diferentes estratégias de organizações que trabalham com crianças em situação de exclusão, coordenado por Orlando Garcia. Para ler mais sobre este projecto, clique aqui.

Etiquetas

ACEP ACRIDES aguarela Alain Corbel AMIC Angola aniversário apresentação pública Assembleia da República Portuguesa ateliês ateliês; Timor-Leste Bafatá Banda desenhada Bissau Boas práticas Brasil Buba Cabo Verde Capoeira Carnaval Carnaval; Okutiuka; Huambo Centro Cultural Português Chapitô ciência CIPÓ comunicação social concurso conferência final Convenção Direitos das Crianças CPLP CRIA Desenho a carvão Desenho a lápis Desenhos Dia da Criança Dia da Criança Africana Diálogo documentário encontro Engenhos de Rua Enterramento Escolas Estatuto da Criança e do Adolescente estudo estudo sobre modelos de intervenção exposição FCJ física Fórum Fórum Comunicação e Juventude fotografia Fundação Novo Futuro Guiné-Bissau Huambo ilustração instituições intercâmbio lançamento livro Vozes de Nós livro Vozes de Nós; Portugal Manual Básico dos Direitos da Criança MDM Mé-Zochi media Meninas. mesa redonda Moçambique Moçambique; Estudo sobre modelos de intervenção Moçambique; MDM Moçambique; Timor-Leste música Objectos Okutiuka Papel cortado parcerias Parlamento Infanto-Juvenil Porto Alegre Portugal projecto Meninos de Rua projectos Projectos ACEP Projeto Axé Projeto Buscapé rádio Rede Ajuda Rede Vozes de Nós Retratos reuniões São Domingos São Tomé São Tomé e Príncipe sensibilização talibés televisão Timor-Leste Timor-Leste; Fórum Comunicação e Juventude; ateliês Timor-Leste; estudo sobre modelos de tne Timor-Leste; Fundação Comunicação e Juventude; estudo sobre modelos de intervenção trabalho infan vídeo visitas Vozes de Nós

PARCEIROS

Constituída no início da década de 90, a ACEP – Associação para a Cooperação Entre os Povos – define como objectivo da sua intervenção contribuir para um desenvolvimento mais equitativo e solidário, através da construção de laços de cooperação e de reforço mútuo entre associações não governamentais, em particular nos países de língua oficial portuguesa. No trabalho de sensibilização, realizado em Portugal ou com organizações parceiras noutros países, a ACEP tem procurado divulgar experiências positivas do trabalho daquelas associações, em colaboração com jornalistas e artistas plásticos, aliando preocupações éticas e estéticas, de que são exemplos Ilhas de Fogo, Madre Cacau, Partilha do Indivisível ou Construir o paraíso aqui.


Com sede na cidade da Praia (Cabo Verde), a ACRIDES – Associação Crianças Desfavorecidas foi fundada a 07 de Março 1998 e tem como objectivo a promoção e defesa dos direitos e deveres da criança e dos direitos humanos, em prol das famílias mais vulneráveis. A acção da ACRIDES assenta na protecção do bem-estar das crianças desfavorecidas e na tomada de consciência da problemática da criança carenciada, enfrentando os desafios que se colocam diante das desigualdades sociais que são cada vez mais estruturais e agravam a situação dos estratos sociais mais desfavorecidos.


A AMIC – Associação dos Amigos da Criança – foi criada em 1984 com o objectivo de promover e defender os direitos das crianças nas comunidades de origem e na sociedade em geral e com a participação das próprias crianças. Sediada no bairro do Enterramento em Bissau (Guiné-Bissau), a AMIC procura contribuir para a reinserção familiar e social de crianças em situação de vulnerabilidade, como crianças de rua, vítimas de exploração económica ou de tráfico. Ao longo dos anos vem desenvolvendo também um trabalho continuado de advocacia, junto de decisores políticos, autoridades religiosas, jornalistas e professores.

Criado em 1994, em Salvador da Baía (Brasil), o CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes tem como missão provocar nas pessoas atitudes transformadoras de si e da sociedade em que vivem, de forma coletiva e comunitária, através de a arte-educação. O CRIA é hoje em dia uma instituição de referência na criação conjunta de teatro e poesia com adolescentes, retratando episódios da vida, da cidade e da sua gente. As artes do CRIA incluem também o vídeo, a fotografia, rodas de leitura na biblioteca e o fortalecimento dos grupos culturais comunitários.

Fundada a 16 de Setembro de 1997, a ONG timorense Fórum Comunicação e Juventude (FCJ), orienta-se pelo trabalho de Don Bosco, fornecendo abrigo e protecção às crianças e aos jovens que se encontram em risco e em conflito com a lei no “Centro Miguel Magone”, centro de acolhimento temporário em Dili (Timor-Leste), com capacidade para 40 rapazes e raparigas, e onde desenvolvem ainda actividades de educação não formal que são também frequentadas por crianças e jovens que vivem na rua.


Localizada na cidade de São Tomé (São Tomé e Príncipe), a Fundação Novo Futuro apoia fundamentalmente crianças e jovens privados de um ambiente familiar estável, facultando-lhes um acolhimento que lhes garanta saúde e bem-estar, afecto e educação, de forma a garantir a sua autonomia e plena integração na sociedade. Um dos objectivos da fundação é criar e gerir lares familiares para crianças desprotegidas e proporcionar actividades de tempos livres. A Fundação vem alargando o seu trabalho à ilha do Príncipe, em particular na criação de condições de acesso à educação.

Fundada em 1999, a Organização Não Governamental Meninos De Moçambique (MDM) é uma Associação Moçambicana, sem fins lucrativos, cujo objectivo é prestar auxílio médico, social e formação a crianças, adolescentes e jovens em estado de vulnerabilidade. Apoia actualmente mais de 380 crianças de rua que se encontram concentradas em 30 locais identificados na cidade de Maputo. Desenvolve trabalho comunitário no bairro Luis Cabral e no bairro da Polana Caniço B, onde inaugurou um Centro Aberto em Maio de 2011. A DMD tem ainda um Programa de Reforço de Menores em Conflito com a lei e actividades de prevenção do trabalho infantil.


Desde a sua fundação em 1995, durante a guerra civil angolana, a Okutiuka dá apoio directo em regime de externato e internato a crianças de rua ou órfãs, vítimas de situações de desestruturação social. Com sede no Huambo (Angola), a Okutiuka – que em língua Umbundu significa regressar – proporciona ainda a reintegração familiar das crianças, o acesso a documentos legais de cidadão, assistência médica, alimentação diária e apoio escolar. Aos jovens que passaram pela casa, a Okutiuka apoia a integração no mercado de trabalho e condições de vida autónoma, dando-lhes oportunidade de frequentar cursos técnicos profissionais e apoiando-os na construção de casa própria.

FINANCIADO POR

FINANCIADO POR

CO-FINANCIADO POR

CO-FINANCIADO POR

E

E

uma iniciativa

 photo 10a1216d-17c2-4b1d-935b-d3965acba8ae_zps2d58d2bc.jpg

financiada por

© 2010 ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos. Com tecnologia do Blogger.