domingo, 22 de novembro de 2015

Boas Práticas realizadas por ONG no apoio de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade

Já se encontram disponíveis para consulta online as fichas de Boas Práticas de Trabalho com Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidade. Estas fichas de boas práticas apresentam algumas experiências de trabalho testadas por ONG que apoiam crianças e jovens em situação de vulnerabilidade que podem ser úteis a outras organizações da sociedade civil e instituições públicas vocacionadas para o trabalho com este grupo da população, contribuindo desta forma para a disseminação e apropriação de tais práticas.

Este material destina-se a profissionais que carecem de material de apoio nos seus contextos de trabalho e contribui para o intercâmbio de metodologias de trabalho ao nível dos países de língua portuguesa, fornecendo informações práticas e adaptáveis a outros contextos. 

A música, a dança, o teatro, a fotografia e banda desenhada são algumas das expressões artísticas utilizadas para sensibilizar diferentes públicos – crianças e jovens, famílias, população em geral, professores, educadores, autoridades tradicionais e religiosas,… – para os direitos das crianças. Em certos casos, as organizações recorrem a meios de difusão como a rádio e a eventos populares, como o desfile de Carnaval, para alcançar um público mais alargado.

Outras boas práticas aqui recolhidas contribuem para melhorar os mecanismos de protecção às crianças e adolescentes, fomentando o trabalho em rede, designadamente entre organizações da sociedade civil e instituições do Estado, ou intervindo directamente junto das comunidades, na rua

Para aceder ao ficheiro online, clique aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário