terça-feira, 23 de junho de 2015

São Tomé: criado Mecanismo de Sinalização de Crianças em Risco no distrito de Mé-Zochi

No seguimento do Encontro Distrital de Articulação em prol dos Direitos da Criança realizado pela Fundação Novo Futuro, com o apoio da Câmara de Mé-Zochi, em Fevereiro passado, decorreu um novo encontro com representantes da Saúde, da Educação, da Polícia, das associações de jovens e da Câmara Distrital.

Nesta reunião foi possível mapear-se todos os agentes com responsabilidade no campo da protecção à infância presentes no distrito e identificar organizações e pessoas recursos que poderão integrar o Mecanismo de Sinalização de Crianças em Risco no Distrito de Mé-Zochi.

O Mecanismo será coordenado pela Câmara, em articulação com a Fundação Novo Futuro. Cada actor envolvido dispõe de um ponto focal, responsável por fazer a ligação com a Câmara sempre que for detectada uma situação não respeitadora dos direitos das crianças (p.ex. maus-tratos, situações de abandono, não escolarização, falta de registo, etc.). A Câmara analisa a situação em conjunto com a Fundação, procurando a resposta mais adequada que poderá passar por um encaminhamento para as instituições estatais competentes ou para organizações da sociedade civil que prestam apoio a crianças.  






Sem comentários:

Enviar um comentário