Decorreu no passado dia 10 de Fevereiro, em Bissau, o "Encontro de Actores no Domínio da Infância sobre a Convenção dos Direitos da Criança, em particular a Carta Africana sobre os Direitos e Bem-Estar da Criança", organizado pela AMIC - Associação dos Amigos da Crianças.
O encontro juntou organizações membros da Coligação das Organizações de Defesa dos Direitos da Criança na Guiné-Bissau (CODEDIC-GB) e contou ainda com a presença de representantes da Comissão Especializada e Permanente da Assembleia Nacional Popular para os Assuntos da Mulher e Criança.
|
Da esq. para dir: Aruna Mané (Responsável de Programa da Plan Guiné-Bissau), Deputada Nhima Sissé, Engº Sola Nkilin Nabitchita (Presidente de Comissão Especializada pelo Assuntos da Mulher e Criança da ANP), Dra Aida Indjai Fernandes (Presidente de Comissão Nacional dos Direitos Humano), Laudolino Carlos Medina (Secretário Geral da AMIC) |
Foi feita a restituição do Exame Periódico Universal da Guiné-Bissau, pela Liga Guineense dos Direitos Humanos e a Comissão Nacional dos Direitos Humanos e foi também partilhada a experiência de seguimento, por parte da sociedade civil, da Convenção dos Direitos das Crianças (CDC) e Carta Africana para os Direitos e Bem Estar da Criança (CADBEC).
Num segundo momento, foi apresentado o percurso do projecto "Meninos de Rua: Inclusão e Inserção", desde a 1ª fase até hoje, focando o envolvimento das crianças e jovens no projecto, as oficinas de artes plásticas e ilustração que deram lugar ao livro "Vozes de Nós - Bissau, Huambo, São Tomé" e tiveram continuidade desde então, aos encontros semanais com as crianças, às tertúlias entre as crianças e adultos do bairro de Enterramento, em Bissau, à criação do grupo teatral infantil de Enterramento e da Associação dos Jovens, à realização do Carnaval no Bairro de Enterramento. Foram ainda abordados os objectivos do projecto, as inovações e os impactos observados desde 2010, bem como os próximos passos, no sentido de um maior trabalho em rede com outras organizações da sociedade civil mas também instituições públicas.
|
Ector Cassamá, animador na AMIC |
|
Participantes no encontro com a Banda Desenhada "Storia di Mininus na Rua" |
De salientar ainda que o trabalho realizado ao nível da comunicação sobre direitos das crianças suscitou interesse por parte de muitas das organizações presentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário