sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Guiné-Bissau: encontro juntou organizações da CODEDIC e representantes da Assembleia Nacional Popular

Decorreu no passado dia 10 de Fevereiro, em Bissau, o "Encontro de Actores no Domínio da Infância sobre a Convenção dos Direitos da Criança, em particular a Carta Africana sobre os Direitos e Bem-Estar da Criança", organizado pela AMIC - Associação dos Amigos da Crianças.

O encontro juntou organizações membros da Coligação das Organizações de Defesa dos Direitos da Criança na Guiné-Bissau (CODEDIC-GB) e contou ainda com a presença de representantes da Comissão Especializada e Permanente da Assembleia Nacional Popular para os Assuntos da Mulher e Criança.

Da esq. para dir: Aruna Mané (Responsável de Programa da Plan Guiné-Bissau), Deputada Nhima Sissé, Engº Sola Nkilin Nabitchita (Presidente de Comissão Especializada pelo Assuntos da Mulher e Criança da ANP), Dra Aida Indjai Fernandes (Presidente de Comissão Nacional dos Direitos Humano), Laudolino Carlos Medina (Secretário Geral da AMIC)

Foi feita a restituição do Exame Periódico Universal da Guiné-Bissau, pela Liga Guineense dos Direitos Humanos e a Comissão Nacional dos Direitos Humanos e foi também partilhada a experiência de seguimento, por parte da sociedade civil, da Convenção dos Direitos das Crianças (CDC) e Carta Africana para os Direitos e Bem Estar da Criança (CADBEC). 


Num segundo momento, foi apresentado o percurso do projecto "Meninos de Rua: Inclusão e Inserção", desde a 1ª fase até hoje, focando o envolvimento das crianças e jovens no projecto, as oficinas de artes plásticas e ilustração que deram lugar ao livro "Vozes de Nós - Bissau, Huambo, São Tomé" e tiveram continuidade desde então, aos encontros semanais com as crianças, às tertúlias entre as crianças e adultos do bairro de Enterramento, em Bissau, à criação do grupo teatral infantil de Enterramento e da Associação dos Jovens, à realização do Carnaval no Bairro de Enterramento. Foram ainda abordados os objectivos do projecto, as inovações e os impactos observados desde 2010, bem como os próximos passos, no sentido de um maior trabalho em rede com outras organizações da sociedade civil mas também instituições públicas.  

Ector Cassamá, animador na AMIC
Participantes no encontro com a Banda Desenhada "Storia di Mininus na Rua"

De salientar ainda que o trabalho realizado ao nível da comunicação sobre direitos das crianças suscitou interesse por parte de muitas das organizações presentes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário