quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Alain Corbel no jornal PÚBLICO: Ilustrar não é só desenhar



O ilustrador Alain Corbel, que dinamizou os ateliês criativos de ilustração no âmbito do projecto "Meninos de Rua: inclusão e inserção", esta semana em entrevista ao jornal português PÚBLICO.

Alain Corbel fala da sua vida, da paixão pela ilustração e por África e dos ateliês que resultaram na publicação do VOZES DE NÓS, em dois volumes:
Experiências que o levaram a Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola e também Timor-Leste. E é com entusiasmo que as recorda: “O que fiz foi entrevistar jovens, não sobre o quotidiano deles, como em de Notícias do Quelele, Bairro de Bissau, mas sobre a sua experiência de vida. Todos tinham problemas, digamos assim. Fui sabendo o que lhes tinha acontecido e depois, com grupos mais ou menos grandes, fazíamos desenhos.”
Quando fala em “problemas”, está a referir-se a casos de “jovens que vivem num orfanato em São Tomé e Príncipe, meninos que moram em bairros populares em Maputo, jovens assassinos de Timor-Leste”. Alain Corbel convidou-os a contar as suas histórias e a ilustrá-las, com diferentes técnicas: “Trabalhei muito com material tridimensional porque me dava jeito. Viajar com material é muito difícil. Então, [basta] ter uma máquina fotográfica e poder trabalhar na Guiné, São Tomé… ali há montes de material no chão: plantas, flores.”

Sem comentários:

Enviar um comentário