quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Criança procura contos

As crianças em São Tomé são muitas: crianças que brincam, crianças que trabalham, crianças que sonham, crianças que sofrem, etc.
Ao longo do mês de Junho 2013, com quatro alunas minhas da MICA (Maryland Institute College of Art), percorri mais uma vez a ilha de São Tomé à procura do melhor que essas maravilhosas ilhas têm, que sejam eventos culturais, como o Tchiloli, gastronomia da “Terra”, ou colaborações com artesões. Como sempre, fotografei à toa.
Em qualquer lugar que seja, na praia, no mato, numa roça, na Capital, as crianças estão omnipresentes e ninguém consegue escapar à sua energia, aos seus risos e pedidos. Elas tornam-se naturalmente o assunto maior de qualquer turista que tem uma maquinazinha para fotografar. Num blogue meu, escolhi mostrar algumas dessas crianças no seu dia-a-dia, nas suas brincadeiras, quando está tudo bem com elas. A rever as fotos, esses momentos capturados, sinto vontade de escrever histórias ou uns contos que pudessem testemunhar das suas vidas. Para que o seu futuro seja garantido e o seu passado guardado. Infelizmente, não tenho jeito pela escrita, mas espero que haja alguém (como a São Lima ou a Goretti Pina) que pudesse ter tempo, coragem também, de olhar para essas fotos e sobretudo pelos miúdos no seu quotidiano, para considerar que, de facto, eles são um assunto a sério, não só do ponto de vista social (mais um relatório), académico (mais um ensaio), mas sim como fonte para contos e belíssimas, fortíssimas histórias, daquelas que ajudam as crianças a ultrapassar medos, a ganhar força e conhecimento. Quem quiser, faça favor de escrever! As crianças agradecem.

por Alain Corbel

Mais imagens aqui

2 comentários:

  1. Olá, fiz uma pequena história para vocês, espero que gostem.
    http://alicealfazema.blogs.sapo.pt/360145.html

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Alice por ter respondido ao apelo do Alain Corbel e ter partilhado aqui este texto connosco!

    ResponderEliminar