quinta-feira, 28 de março de 2013

Em Díli, VOZES DE NÓS citado como referência no trabalho de sensibilização sobre direitos das crianças

O segundo volume do livro VOZES DE NÓS foi apresentado em Timor-Leste no passado sábado, nas instalações do Centro Miguel Magone, residência temporária gerida pelo Fórum Comunicação e Juventude (FCJ), situado na zona de Balide Santa Cruz, em Díli. 

Painel realizado para o lançamento em Díli por Natalino e António, dois jovens que foram apoiados pelo FCJ
(técnica: recorte sobre papel)


Cipriano Oliveira, fundador e director da ONG Fórum Comunicação e Juventude, deu as boas-vindas a todos os presentes e agradeceu a colaboração da ACEP, do ilustrador Alain Corbel e do sociólogo Orlando Garcia, ao longo do último ano e meio, e a oportunidade de serem parceiros num projecto ao nível da CPLP. Agradeceu ainda a participação de todas as crianças e jovens na elaboração do livro.


Cipriano Oliveira, Director do Fórum Comunicação e Juventude

A apresentação contou com a participação de Maria Domingas Fernandes Alves, Activista de Direitos Humanos e Ex-Ministra da Solidariedade Social, também conhecida por Micato, que assinou a introdução relativa a Timor-Leste no livro VOZES DE NÓS - DÍLI, MAPUTO, PRAIA. Na sua intervenção, disse não ter ficado surpreendida com o conteúdo das histórias porque "já sabia que existem esses problemas com as crianças de Timor-Leste". Apelou à continuidade do projecto e referiu ainda importância de o governo apoiar este tipo de iniciativas para que os direitos humanos das crianças sejam respeitados.

Maria Domingas Fernandes Alves, Ex-Ministra da Solidariedade Social

Carmen Cruz, Directora Nacional de Reinserção Social, declarou que se preocupa com as situações retratadas no livro e salientou que esta publicação pode servir de referência para o trabalho de sensibilização junto das instituições timorenses, sendo de grande interesse organizar-se sessões várias de disseminação e informação com base no livro e utilizá-lo, inclusive, para fazer recomendações ao governo. 

Carmen Cruz, Directora Nacional de Reinserção Social

Quem esteve na sessão mas não tomou a palavra devido à sua timidez foi a Fátima, cuja história de vida se encontra retratada no livro, que folheou com muito contentamento. 

Fátima folheia o livro Vozes de Nós com Domingas, a responsável pelo centro de acolhimento do FCJ


Sem comentários:

Enviar um comentário