sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ateliês de escrita, fotografia e vídeo na Okutiuka

O dia começou com uma reunião geral, em que participaram todas as crianças da Okutiuka, a coordenadora geral, Sónia Ferreira, o escritor Ondjaki, a fotografa Hindhyra Mateta e o realizador Alexandre Coelho. Também esteve presente Liliana Azevedo, da ACEP.



Feitas as apresentações, cada um escolheu qual o(s) ateliê(s) em que queria participar durante os dois próximos dias: escrita de letra de música, fotografia, víde, pintura, informática e xingI.

O Milex, o Betilson e o Sebo escolheram participar no ateliê de escrita de letras de música, que foi dinamizado pelo Ondjaki e decorreu na Biblioteca da Okutiuka. Falou-se de som, rimas, letras e mensagem.


Betislon concentrado na escrita das primeiras estrofes

Entretanto, no escritório, decorria o ateliê de fotografia, animado pela Hindhyra. Foram abordados temas como o enquadramento, os ângulos de captação e como jogar com a luz na fotografia (luz natural e luz artificial). Tiveram depois a oportunidade de tirar fotografias e comentá-las. Para a maior parte dos participantes, esta era a primeira vez que pegavam numa máquina fotográfica.


A comentar as fotografias tiradas pelos participantes no ateliê de fotografia

O ateliê de vídeo decorreu em dois dias. Na primeira sessão, os participantes ficaram com noções de enquadramento, colocação de câmara, velocidade de filmagem e movimento de câmara.


Amanhã, terão a oportunidade de pôr em prática o que aprenderam hoje e de fazer uma curta metragem!

Sem comentários:

Enviar um comentário