quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Uma semana em Díli com o Orlando Garcia

O Orlando Garcia, que coordena o estudo sobre modelos de intervenção de ONG nacionais que intervêm com crianças em situação de vulnerabilidade, esteve em Díli (Timor-Leste) na semana de 13 a 17 de Fevereiro. 

Nessa mesma semana, chegaram, ao Centro Miguel Magone, duas crianças, que foram lá colocados através dos agentes mediadores do Ministério da Solidariedade Social.

O Pedro e o Elias, no dia da sua chegada 


"O Pedro, com 14 anos, e o Elias, com 11 anos, nunca andaram na escola. São órfãos, um de mãe e o outro de pai, e vieram do interior da ilha para a cidade para se fazerem à vida. Têm andado em esquemas de trabalho infantil, por exemplo na venda ambulante de ovos. Quando juntam algum dinheiro, voltam ao seu suco e depois retornam à cidade." 


O Centro Miguel Magone, gerido pela Fundação Comunicação e Juventude, entidade parceira do projecto é uma plataforma rotativa, conta-nos o Orlando, onde há acolhimento de crianças e jovens, para além de diversas outras actividades de carácter educativo e comunitário. 


Aqui ficam algumas fotografias do Centro e dos que por lá passam e trabalham:

O Angelino, o Paulino e a Domingas, educadores do Centro Miguel Magone

O Nilton é um dos residentes, anda na escola ali nas redondezas e tem jeito para a música

Nos meandros do Centro Malone

O Natalino é actualmente trabalhador-estudante, segue o curso de engenharia e é animador voluntário e mobilizador de outros animadores voluntários.

O Natalino, ex-utente do Centor e ainda residente

O trabalho de campo do Orlando levou-o a visitar outras duas organizações locais que intervêm junto de crianças em situação de vulnerabilidade: o Fórum Tau Matan e o Orfanato St. Bachita Becora.


O Orlando, a Domingas, João Pequinho, director do Fórum Tau Matan e o Cipriano


No Orfanato St.Bachita Becora


1 comentário:

  1. Uma excelente reportagem para nos aproximar a vários movimentos para crianças menos favorecidas.

    ResponderEliminar