segunda-feira, 11 de abril de 2011

Livro VOZES DE NÓS apresentado
pelos seus protagonistas em São Tomé e Príncipe

O livro VOZES DE NÓS foi apresentado publicamente em São Tomé e Príncipe, numa cerimónia que teve lugar no Espaço CACAU na passada quarta-feira, dia 6 de Abril, e que foi dirigida pelas crianças e jovens da Fundação Novo Futuro, que contaram com o apoio da Conceição Lima - autora da introdução às histórias das crianças e jovens de São Tomé e Príncipe - na preparação.

As crianças e jovens da Fundação Novo Futuro cantaram, leram algumas das histórias do livro e apresentaram as pessoas que nessa noite tomaram a palavra para falar do livro e do projecto "Meninos de Rua: Inclusão e Inserção", designadamente: Liliana Azevedo, representante da ACEP, Dulce Gomes, Presidente da Fundação Novo Futuro, Albertino Bragança, escritor e também Embaixador de Boa-Vontade da CPLP.

Durante a sua intervenção, Dulce Gomes apelou à mobilizou da sociedade santomense na defesa dos direitos das crianças. "Como viram, nós estamos a dar voz às nossas crianças e é com essas vozes que nós vamos tentar lutar pelo bem-estar dessas crianças. (...) Nós sabemos que em S. Tomé e Príncipe, há muitas histórias semelhantes a estas. Mas, todos nós, temos que estar juntos para lutar contra esta situação que afecta o nosso país. (...) Nós, com este livro, pensamos fazer a sensibilização para dar voz a crianças e lutar pelos direitos das crianças, é um dos objectivos que a Fundação Novo Futuro preconiza na sua missão. Dar voz a crianças, dar carinho, dar atenção, dar amor. E isto só é possível de facto com a cooperação de todos.Vamos utilizar este livro para fazer isso. Vamos sensibilizar as entidades nacionais e vamos sensibilizar os políticos, vamos sensibilizar as instituições, vamos trabalhar com as crianças, vamos fazer com que de facto os direitos das crianças sejam uma realidade no nosso país."

Para Albertino Bragança, "VOZES DE NÓS é uma pedra no charco da nossa indiferença por vir despertar a nossa consciência, comprometer-nos com os dramas pungentes narrados por Jacson, Marlena, Patrick, Abílio, Edmilson e outros. Vozes juvenis que saem do seu íntimo para nos brindar com a experiência dolorosa e amarga das suas vidas, reclamando com veemência os seus direitos, numa penosa dissertação que nos faz sentir cúmplices da exclusão a que foram tão precoce e duramente votados." 

As pessoas presentes no lançamento puderam ainda visitar a exposição dos desenhos e pinturas realizadas pelas crianças e jovens da Fundação Novo Futuro que cobriram as paredes do Espaço CACAU nessa noite.

O discurso de Albertino Bragança no lançamento do livro pode ser lido aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário