quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Primeira apresentação pública do livro VOZES DE NÓS
terá lugar em Bissau, Guiné-Bissau

APRESENTAÇÃO PÚBLICA | DIA 18 DE FEVEREIRO | 17 HORAS
ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR DA GUINÉ-BISSAU


“VOZES DE NÓS – BISSAU, HUAMBO E S. TOMÉ”
DIREITOS DAS CRIANÇAS CONTADOS E ILUSTRADOS POR ELAS PRÓPRIAS

Ao longo de vários meses crianças e jovens em risco de marginalização, nas cidades de Bissau, Huambo e S. Tomé contaram as suas histórias de vida – oralmente e também sob a forma de desenhos, pinturas e outras brincadeiras que foram sendo relatadas neste blogue.

Quatro organizações – a AMIC, da Guiné-Bissau em parceria com a Okutiuka, de Angola, a Novo Futuro, de S. Tomé e Príncipe e a ACEP, de Portugal, dinamizaram esse processo. Um ilustrador, Alain Corbel, fez a coordenação artística e duas instituições, a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Fundação Calouste Gulbenkian, criaram as condições financeiras de partida para o projecto onde estas e outras actividades se têm realizado.

Hoje estamos finalmente perante um dos resultados do projecto: o livro VOZES DE NÓS, onde podemos ouvir e ver as histórias dessas crianças e jovens, que são afinal retratos feitos pelos próprios, de situações de violação ou de realização de direitos.

A Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau vai acolher no próximo dia 18, pelas 17h, a primeira apresentação pública deste livro, que irá percorrer depois também as cidades dos outros países envolvidos.

Neste acto público, acolhido pela Presidência da Assembleia Nacional Popular e organizado com a Comissão Permanente para os Direitos das Mulheres e da Criança, irão estar representadas também a CPLP, através do seu Secretário-Executivo, bem como a AMIC e a ACEP, organizações promotoras do projecto. Mas, sobretudo, irão estar as crianças e jovens de bairros periféricos de Bissau, nomeadamente do Enterramento, que em conjunto são os autores deste livro.

A intenção dos promotores desta iniciativa é a de assim chamar a atenção para as responsabilidades de toda a sociedade na protecção às crianças e jovens e, ao mesmo tempo, contribuir para a criação de condições de auto-estima e auto-confiança daqueles que vivem situações de maior vulnerabilidade e maior risco de exclusão.

A apresentação do livro caberá à Doutora Odete Semedo, autora da introdução às histórias das crianças e jovens de Bissau.

2 comentários:

  1. Bissau é estes dias uma cidade da cultura, das culturas - e sempre de gente que continua. Ontem a Editora Ku Si Mon (Com as sua mãos)lançou mais dois livros: uma colectânea de contos da Angola, Brasil e Guiné-Bissau e uma peça de teatro, do Raul Fernandes, sobre uma misteriosa estátua perdida, "uma brincadeira, o humor é parte da vida", segundo o Raúl. Ambos produzidos no país, como tem sido a aposta ganha pela Ku Si Mon. Depois de amanhã será a vez das "Vozes de Nós", apresentado pela escritora Odete Semedo. Entretanto, o tempo está doce aqui, um fresco bom pela manhã. E sempre gente que continua.

    ResponderEliminar
  2. esqueci, mas ainda a tempo: também o grupo de teatro de jovens "Enterramento Unido", bairro da periferia de Bissau onde decorreram os ateliers, apresentará na Assembleia Nacional Popular uma peça de teatro sobre "meninos de criação", um tema de direitos das crianças e jovens, contado em "Vozes de Nós".

    ResponderEliminar