quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Livro VOZES DE NÓS promove discussão
sobre direitos das crianças na Guiné-Bissau









O livro VOZES DE NÓS foi apresentado publicamente, pela primeira vez, na semana passada em Bissau, numa cerimónia presidida pelo primeiro vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, onde estiveram presentes membros do Governo, corpo diplomático, representantes de ONG e crianças e jovens de bairros periféricos de Bissau, nomeadamente do Enterramento, que em conjunto são os autores deste livro.

A sessão contou com a participação do Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, da Directora da ACEP, Fátima Proença, do Secretário Executivo da AMIC, Laudolino Medina e da deputada Nima Sissé, presidente da Comissão Permanente dos Direitos das Mulheres e da Criança. Odete Semedo, autora da introdução às histórias das crianças e jovens de Bissau, fez a apresentação do livro.

Durante a sessão, o Secretário Executivo da CPLP fez um apelo aos responsáveis das instituições guineenses, e dos países da CPLP em geral, para assumirem a responsabilidade de melhorar as condições da situação das crianças em risco. “A questão da criança deve ser mais do que a retórica de se dizer que é a protecção do nosso futuro. Temos que verificar que há situações muito gritantes que acontecem muito perto de nós e que valeria a pena tomar alguma atitude. É tempo de passarmos das palavras aos actos concretos", sublinhou Simões Pereira, de acordo com a Lusa.

O livro que reúne histórias ilustradas e contadas na primeira pessoa por crianças de Bissau, São Tomé e Huambo surpreendeu os participantes por se tratar de uma obra com uma abordagem inovadora à sensibilização para os direitos das crianças.

Esta foi a primeira vez que a Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau abriu portas a uma iniciativa deste tipo, o que, segundo o responsável da CPLP, demonstra a vontade das autoridades guineenses em mudar a actual situação dos direitos das crianças.

Outros documentos:
Discurso do Secretário Executivo da AMIC, Laudolino Medina

Sem comentários:

Enviar um comentário