sábado, 22 de janeiro de 2011

“Meninos de Rua: Inclusão e Inserção”, mais do que um projecto, um desafio, às vezes uma aventura

Começámos por juntar-nos entre organizações de contextos tão diferentes como Bissau, São Tomé, Huambo ou Lisboa (e com passagem por Salvador da Baía), com diferentes culturas e estratégias de abordagem dos problemas e apostámos ser possível um percurso comum. (…)
 

“Vozes de Nós” inclui assim desenhos e ilustrações de dezenas de raparigas e rapazes de Angola, da Guiné-Bissau e de S. Tomé e Príncipe e histórias de vida contadas pelos próprios. Todos são co-autores deste livro, sendo em primeiro lugar um instrumento para a sua auto-estima. Foi também concebido como um recurso pedagógico e tem como primeiros destinatários as crianças e jovens e quem com elas se relaciona – professores/as, animadores/as, educadores/as. Mas pretende ser também um pretexto de diálogo e de construção de um compromisso de co-responsabilidade, entre legisladores, responsáveis políticos, comunitários, jornalistas, organizações diversas da sociedade civil. (…)

Esperamos que ao folhear e ler estas páginas partilhem connosco a convicção de que este é o início de uma viagem que apenas começou. 

excertos da Introdução dos parceiros do projecto “Meninos de Rua: inclusão e inserção”: ACEP/Lisboa, AMIC/Bissau, Novo Futuro/São Tomé, Okutiuka/Huambo

Sem comentários:

Enviar um comentário