quarta-feira, 28 de abril de 2010

Parceiros do projecto visitam o Instituto de Apoio à Criança

No regresso a Lisboa, após o intercâmbio com o Brasil, os parceiros do projecto Meninos de Rua: inclusão e inserção visitaram hoje o IAC - Instituto de Apoio à Criança, onde foram recebidos pela responsável da equipa das Crianças em Contexto de Rua, Paula Paçó.

Projecto Rua

Durante a reunião, o IAC apresentou os vários projectos que tem em curso em Portugal, destacando o Projecto Rua, criado em 1989, para prestar apoio a crianças em risco ou situação de marginalidade que vagueavam e dormiam na rua, em Lisboa. Foi precisamente no contexto deste projecto que surgiu pela primeira vez em Portugal a figura do animador de rua, já que o projecto tinha como objectivo estabelecer uma relação de confiança com a criança a fim de facilitar a sua inserção sócio-familiar.
Actualmente, o Projecto Rua deixou de ser apenas um "projecto" para ser uma actividade permanente do IAC, iniciando a sua intervenção em bairros de origem destas crianças e em articulação com as escolas, no sentido de prevenir novas situações. 
Falou-se ainda de trabalho em parceria, visto o IAC ter implementado um Eixo Cooperação Internacional, no qual se inclui a articulação com redes europeias e organizações dos PALOP.

























Sem comentários:

Enviar um comentário