segunda-feira, 26 de abril de 2010

A arte como caminho para a cidadania

As quatro organizações que os parceiros do projecto visitaram em Salvador de Baía, no Brasil, utilizam metodologias inovadoras e criativas utilizando a como arte como educação, através do teatro, da música, da poesia, da moda. Para o CRIA, a CIPÓ, o Projeto Axé e o Projeto Buscapé, a arte é um meio para chegar à cidadania.
Para integrar o projecto educativo proposto por estas organizações, as crianças e jovens têm obrigatoriamente que frequentar a escola e terem um vínculo familiar, por outro. Ou seja, as organizações são um complemento ao sistema regular de ensino e não se substituem à escola, nem às famílias. Antes pelo contrário, procuram envolver e co-responsabilizar as famílias, através de acordos e encontros/formações para os pais ou o adulto que for a pessoa de referência do jovem e adoptam uma perspectiva de abertura às comunidades onde se inserem, desenvolvendo o seu trabalho nos bairros onde vivem os jovens, levando o trabalho feito com os jovens para a rua.
O objectivo final é tornar os jovens agentes de mudança comunitária, dinamizadores das suas comunidades e que olham de forma positiva para o lugar onde vive. Para isso, integram nas suas equipas jovens que já foram seus educandos.


Fotos: Liliana Azevedo | ACEP


Projeto CRIA
Projeto Axé
Projeto Axé













































































































CIPÓ
































Projeto Buscapé

Sem comentários:

Enviar um comentário